Integrantes

Pesquisadores associados

Olivia Von Der Weid

Olivia Von Der Weid

COORDENADORA | Lattes

​​É professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Antropologia Cultural pelo PPGSA/UFRJ. Mestra em Sociologia (com concentração em antropologia) também pelo PPGSA/UFRJ. De 2015 a 2018 realizou estágio pós-doutoral na UERJ. Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI/UFF). Coordena o LAB CONATUS e integra o Comitê Deficiência e Acessibilidade (CODEA) da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Graziele Cristina Dainese de Lima

Graziele Cristina Dainese de Lima

VICE-COORDENADORA | Lattes

É professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-Gragoatá). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS). Além do Conatus, participa do Núcleo Gênero e Ruralidades (GERU – CPDA/UFRRJ e UFF), do Cosmopolíticas (Núcleo de Antropologia – UFF) e do Núcleo de Antropologia da Política (NuaP).

Anahi Guedes de Mello

Anahi Guedes de Mello

Lattes

É antropóloga, doutora em Antropologia Social pela UFSC. Membra do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e do GT Estudios Críticos en Discapacidad do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).Tem experiência em estudos feministas da deficiência e em estudos queer e crip, realiza pesquisas sobre gênero e deficiência; sexualidade e deficiência; deficiência e cuidado; violências contra mulheres com deficiência; deficiência e justiça reprodutiva; políticas públicas e deficiência; deficiência, “justiça defiça” (disability justice); deficiência e pensamento social brasileiro; surdez e trabalho de campo; acessibilidade e deficiência; acessibilidade em museus.

Bianca Arruda

Bianca Arruda

Lattes

Doutora em Antropologia Social, trabalha há mais de 15 anos com pesquisas e coordenação de projetos sociais realizando mobilização e articulação comunitária, formações e utilizando metodologias qualitativas e quantitativas para a construção de diagnósticos sociais participativos, pesquisas de percepção e agendas de incidência política. Como pesquisadora associada ao Lab Conatus, contribui para as ações dos projetos Vivências Pataxó: saberes ancestrais femininos e Ativismos no feminino: corpos, políticas e criação de mundos.

Gislana Monte do Vale

Gislana Monte do Vale

Lattes

mulher negra, cega, pesquisadora, escritora, poeta; Doutoranda em Psicologia – UFF; Vice-coordenadora do Fórum de Acessibilidade Cultural – ABRACE; Consultora em Políticas Públicas e Acessibilidade Cultural; Membra do Grupo de Trabalho em Acessibilidade Cultural do Ceará e da FUNARTE.

Igor de Vetyemy

Igor de Vetyemy

Lattes

É arquiteto e urbanista, professor e pesquisador. Representante do Brasil no Grupo de trabalho de Povos Indígenas da UIA – União Internacional de Arquitetos, é também conselheiro vitalício do IAB/RJ (Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil), membro do atual Conselho Superior do IAB, conselheiro do Instituto Niemeyer e Coordenador Adjunto da Comissão de Ensino e Formação do CAU/RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro). Leciona na graduação da UVA e na pós-graduação em Paisagens transculturais da UFF.

Colaboradores

Fabiola Heredia

Fabiola Heredia

Lattes

Pesquisadora e professora do curso de Bacharelado em Antropologia da Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC, Arg). É formada em Ciência Política, mestre em Antropologia. É Técnica Superior em Design Têxtil e Indumentária e também se formou como intérprete de Língua de Sinais Argentina. Atualmente ocupa o cargo de Diretora do Museo de Antropología da UNC. Como pesquisadora, trabalha em temas que abordam os corpos, os seus significados e usos em práticas políticas, desportivas e estéticas, com o objetivo de analisar os processos de construção da alteridade e as hierarquias sociais baseadas nas corporeidades.

Leonardo Carbonieri Campoy

Leonardo Carbonieri Campoy

Lattes

Professor Adjunto de fundamentos sociológicos e antropológicos da educação na UPE-Mata Norte, professor e pesquisador associado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Sociologia (Profsocio) da UFPR e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGC) da UEM. Graduado em ciências sociais pela UFPR, mestre e doutor em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. Realiza pesquisas em antropologia urbana, antropologia da saúde e da deficiência e em antropologia e sociologia da educação e também produz materiais didáticos para a educação básica.

Estudantes

  • Olga Maria Tavares (doutoranda em antropologia, PPGA/UFF)

  • Pedro Henrique Pietracci (mestrando em antropologia, PPGA/UFF)

  • Anna Luísa Nascimento Moreira (Bacharel em antropologia, UFF)

  • Mariana Serrão de Albuquerque Pontes (Bacharel em Ciências Sociais, UFF)

  • Marya Eduarda Barbosa (graduanda em antropologia, UFF, bolsista de assistência à pesquisa)

  • Julia Mota (graduanda em Cinema, UFF, bolsista de extensão)

  • Fernanda Oppenheimer Machado (graduanda em antropologia, UFF, bolsista de Iniciação Científica)

  • Fernanda de Melo Lima (graduanda em antropologia)

  • Pedro Vieira de Souza Melo Pereira (graduando em antropologia, UFF)

  • Paula Durgante Ritter (graduanda em antropologia, UFF)

  • Tito Magalhães da Rosa (graduando em Ciências Sociais, UFF)

Skip to content