Linhas

Corpos, Naturezas e Sentidos

Reúne pesquisas que atentam para o papel desempenhado por naturezas humanas e não-humanas como agentes na produção de sentido e participantes ativos na composição dos mundos sociais. Investiga-se os modos singulares de existência gerados nas relações entre corpos, percepções e ambientes capazes de produzir formas particulares de vida que, muitas vezes submetidas a todo tipo de constrangimento, ainda assim encontram maneiras potentes e criativas de dar continuidade à existência.​

​Construindo conexões, tecendo vínculos: deficiências, acessibilidade e inclusão 

Investiga a experiência de vida de pessoas com deficiência e as ações de inclusão problematizando os pressupostos de normalidade presentes em instituições, políticas ou pedagogias. Compreende a acessibilidade não apenas pela via das acomodações técnicas, mas como uma relação entre corpos múltiplos, capaz de dilatar os modos de existência, fruição, participação e por vezes, de criação. Uma relação, portanto, transformativa, que aproxima quem participa dela, que constrói e fortalece conexões, modificando os padrões norteadores das nossas interações para que nelas caibam mais realidades corporais e humanas. 

CASA: estudos de gênero e cuidado

Como sinalizado em seu nome, a linha de pesquisa volta um olhar atento para o universo da casa. Nesse processo, a compreende enquanto lugar de produções generificadas de subjetividades, diferenças, desigualdades e hierarquias e explora os sentidos do doméstico ao passo que aborda a dualidade público e privado (e seus recortes) em termos etnográficos. Ao tramar os fios, gênero terra e cuidado, CASA reflete sobre a tessitura dos conhecimentos que orientam modalidades específicas de cultivo de corpos, territórios e relações.

Skip to content